Tudo sobre obesidade infantil

Obesidade infantil e suas consequências Deixe um comentário

Seu filho come muitas bobagens? Ele passa muito tempo na frente da tela do celular? Ele troca qualquer refeição por um bom chocolate ou fast food? Caso as respostas sejam “sim”, e você está preocupado com seu filho, querendo garantir que ele cresça com saúde, então pare agora e leia este artigo até o fim! Pois, o seu filho pode estar sofrendo de Obesidade Infantil e caso você não o ajude, esse problema pode ser agravado e acabar se tornando irremediável.

Neste artigo você vai entender o que é a Obesidade Infantil e vai aprender sobre as suas causas e quais os problemas podem ser acarretados por essa condição.

O que é obesidade infantil?

A obesidade infantil atinge o mundo todo e deve ser levada com seriedade

A Obesidade Infantil vem sendo um dos principais problemas nutricionais do século XXI. Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), estipula-se que o número de crianças e adolescentes entre 5 e 19 anos que sofriam de obesidade aumentou dez vezes nas últimas quatro décadas.

Nos países de baixa e média renda, a obesidade chega a coexistir com a desnutrição. Todavia, um novo estudo publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que se a tendência da obesidade continuar, até 2022, haverá nestes países mais crianças e adolescentes com problemas de obesidade do que desnutrição moderada.

Médicos e outros profissionais apontam que A OBESIDADE INFANTIL É UMA DISFUNÇÃO QUE ACONTECE QUANDO UMA CRIANÇA OU ADOLESCENTE POSSUI UM PESO MAIOR QUE O RECOMENDADO PARA O SEU SEXO, IDADE E ALTURA. 

A obesidade infantil será mais grave que a desnutrição moderada em 2022

Ironicamente, devido à má qualidade da alimentação, algumas crianças que se encontram em estado de Obesidade podem ser consideradas desnutridas. Isso porque, apesar de consumir muitos alimentos, essas refeições são compostas, basicamente, de gordura e açúcar, ou seja, elas são extremamente pobres em nutrientes. O obeso facilmente tem problemas de baixo ferro, de baixa de diversas vitaminas entre outros elementos fundamentais à saúde. 

Como saber se meu filho tem obesidade infantil?

Se você deseja saber se o seu filho está Obeso e precisando de ajuda, um instrumento muito simples pode ser seu aliado: O Índice de Massa Corporal (IMC). Ele tem a função de estabelecer a faixa de peso que a pessoa se encontra e com isso identificar se ela está abaixo do peso, normal, com sobrepeso ou com obesidade.

O IMC é a maneira mais fácil e rápida para saber se eu filho está obeso

Não se preocupe que nós vamos te mostrar como encontrar o IMC, mas saiba que apesar dele ser muito útil em dar alguns SINAIS de cuidados, ele por si só não da conta de mostrar com precisão o estado de saúde e até mesmo dizer com total exatidão o grau da obesidade, então se ele sinalizar risco se torna fundamental a procura de um profissional para melhor avaliar.

Na internet existem algumas calculadoras digitais para realizar o cálculo do IMC. Com o resultado em mãos você pode consultar a faixa de IMC do seu filho através de algumas tabelas desenvolvidas pela Organização Mundial da Saúde.

Quais as causas da obesidade infantil

As causas da obesidade infantil devem ser observadas e eliminadas

Diversos fatores podem causar a obesidade infantil. Os mais comuns são:

  • Fatores genéticos: como histórico familiar de obesidade;
  • Fatores Psicológicos: como ansiedade ou estresse, podem fazer com que os seus filhos comam mais do que o necessário, além de causar também mudanças hormonais;
  • Má alimentação: dietas desequilibradas, ricas em fast food e alimentos processados e congelados, doces e frituras;
  • Sedentarismo: na medida em que os jovens adoram abusar das telas dos computadores e celulares, a pouca atividade física não é capaz de ajudar na queima das calorias ingeridas;
  • Doenças hormonais: Que também podem derivar de maus hábitos;
  • Uso de medicamentos: principalmente aqueles à base de corticóides; 

Meu filho está com obesidade: Porque devo me preocupar?

Com alta prevalência, a Obesidade Infantil pode causar sérias consequências físicas, sociais e psicológicas na vida dos nossos pequeninos, bem como na vida adulta.

Doenças associadas à Obesidade Infantil

Procure um profissional o quanto antes para evitar doenças recorrentes da obesidade infantil

Uma péssima qualidade da alimentação infantil, associada a hábitos sedentários podem causar inúmeros problemas a saúde dos seus filhos, como:

  • Depressão;
  • Diabetes tipo 2;
  • Asma;
  • Hipertensão;
  • Doenças cardíacas;
  • Colesterol alto;
  • Baixa autoestima.

Outro aspecto associado ao desenvolvimento destas doenças durante a infância, é que existe uma tendência de que estes mesmos problemas e maus hábitos podem prosseguir até a fase adulta. Então, sim, a obesidade infantil é alarmante!

Em linhas gerais, não subestime os males causados pela Obesidade Infantil. Dê suporte para o seu filho e se necessário, procure por um acompanhamento especializado. Todavia, a prevenção e a construção de bons hábitos são as ferramentas mais eficazes para o crescimento saudável daqueles que são os mais importantes para nós – os nossos filhos.

Gostou do artigo? Quer ler mais sobre esse assunto? Acompanhe nossa página e siga-nos no Facebook e Instagram.

Deixe uma resposta