Como brincar de faz de conta ajuda no desenvolvimento infantil

Como brincar de faz de conta ajuda no desenvolvimento infantil 1

Era uma vez…
Essas três palavrinhas são capazes de realizar milhares de conexões neurais, que causam uma explosão de imagens e pensamentos em nosso cérebro. Sim, elas ativam a imaginação e a criatividade em todos os adultos e crianças. Com um simples “era uma vez”, somos capazes de criar castelos grandiosos ou monstros pavorosos, que farão parte de um universo fantasioso, dependendo do que a história contar.

Incentivando a criatividade das crianças
“A imaginação é mais importante que a ciência, porque a ciência é limitada, ao passo que a imaginação abrange o mundo inteiro”. – Albert Einstein

É na primeira infância, que começa aos 2 anos e vai até os 7 anos de idade, que temos o primeiro contato com essa atividade criadora, que na psicologia é denominada de imaginação ou fantasia. Já a palavra criatividade, de acordo com o dicionário Houaiss, indica qualidade ou característica de quem ou do que é criativo. Por isso é muito comum as crianças pegarem objetos do seu cotidiano e modifica-los imaginando por exemplo que uma vassoura é um cavalo e a partir daí criar sua própria estória.

A imaginação infantil ou a fantasia é muito importante no desenvolvimento das crianças. Vigotski (2004, p.15) dizia que

“A imaginação pode estar mais ligada a imagens sensoriais e/ou mentais”.

E Albert Einstein, dizia que

“A imaginação é mais importante que a ciência, porque a ciência é limitada, ao passo que a imaginação abrange o mundo inteiro”.

Ainda, segundo Vigotski,

“toda obra da imaginação constrói-se sempre de elementos tomados da realidade e presentes da experiência anterior da pessoa.”

Por isso, podemos dizer que a criatividade e a imaginação nas crianças, são bem menores comparadas aos adultos, por elas ainda não terem uma quantidade semelhante de experiências.

É muito importante estimular e ampliar as experiências infantis, de modo a ser necessária para quase toda a atividade mental humana, além de melhorar o desenvolvimento e amadurecimento nos primeiros anos de vida. Veja abaixo alguns dos benefícios de brincar de faz de conta:

  • Estimula a fantasia, a criatividade e a imaginação;
  • Trabalha a representatividade e recria a realidade;
  • A criança interpreta e re-significa o mundo real;
  • Brincar expressa os sentimentos, as dificuldade e facilidades;
  • Permite a conversa do mundo interior com o exterior.
Através do faz de conta a criança desenvolve habilidades emocionais importantes no desenvolvimento infantil
Através do faz de conta a criança desenvolve habilidades emocionais importantes no desenvolvimento infantil

Lembra como tínhamos que usar de criatividade para brincar de Faz-de-Conta? Os brinquedos de hoje possibilitam essa interpretação do real de maneira muito mais palpável.

Tudo é tão perfeito que tem muitos brinquedos que até parecem mesmo de verdade. Comidinhas, fogãozinho que acende, churrasqueira que solta fumaça e muitos outros. Mas, e quando não se tem acesso a esse tipo de brinquedo tão real? Usar a criatividade e imaginação é fundamental e as crianças são muito criativas quando se trata de imaginação.

Algumas ideias para brincar com objetos encontrados em casa:

Brincar de Acampamento

Pegue um lençol  e quatro cadeiras e amarre as pontas dos lençol nos encostos das cadeiras de maneira que forme uma barraca, que pode ser montada na sala, no quintal ou até mesmo no quarto das crianças. Coloque um tapete, colchões ou almofadas e pronto, só começar a brincadeira.

Brincar de Piloto de Avião

Use a imaginação para criar brincadeiras divertidas
Use a imaginação para criar brincadeiras divertidas

Pegue uma caixa de papelão, tiras de barbante ou fitas e pincéis para desenhar.  Abra a caixa em cima e no fundo, de modo que a criança possa entrar dentro. Use as abas da caixa para fazer de conta que são as asas do avião, prenda os barbantes em forma de “X” na parte superior da caixa e utilize os pincéis para desenhar a  hélice. Pronto, mais uma brincadeira criativa e muito divertida.

Boneca de feita de lã

Com alguns metros de lã faça uma boneca apenas dobrando os fios várias vezes, pegue uma linha e amarre em locais estratégicos como o pescoço fazendo a cabeça, ombros definindo os braços e nas pernas. Faça olhinhos e boquinha com papel e cole no rosto da boneca.

Banda musical

As panelas ou baldes da mamãe podem se tornar uma perfeita bateria quando virados de ponta cabeça, os palitinhos de hashi viram baquetas, a vassoura pode se tornar a mais poderosa guitarra e o rodo um pedestal para o microfone, sem falar no suporte para coar café que vira um trompete.

As crianças se divertem muito e ainda podem ter outras idéias para utilizarem os mesmos materiais de várias formas diferentes. 

É muito divertido imitar o pai usando ferramentas iguais as dele, fazer comida como a mamãe tendo todos os utensílios que ela tem na cozinha, ou brincar de ser professor, médico, veterinário, cabeleireiro e muitas outras profissões através do faz-de-conta e com o auxílio dos brinquedos. Mas não é necessário que se faça uso de brinquedos tão reais para que esses estímulos sejam despertados nas crianças. Deixar a criança brincar e imaginar faz parte do seu desenvolvimento e tem muita importância na sua fase adulta.

O faz-de-conta nos ajuda também a observar e identificar a maneira como a criança está se relacionando com o mundo. Por exemplo, ao vermos a filha brincando com a boneca, observe como ela se manifesta, se dá broncas exageradas? Se grita com a boneca?  Muitas vezes ela está representando o que vê na mãe. E que bom que podemos identificar isso e melhorar essas condutas e atitudes. A brincadeira é muito importante para o desenvolvimento das crianças, mas também é muito importante para o adulto identificar e melhorar o relacionamento familiar.

Nesse processo somos todos aprendizes. Enquanto isso vamos brincar!!!

Um Comentário

  1. A imaginação é que nem estar apaixonado: não adianta forçar. Tem que deixar acontecer!

Deixe uma resposta