4 dicas para lutar contra a obesidade infantil

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Imagine o seu filho ofegante ao subir uma escada, respirando fundo para não perder o ar e você não conseguindo fazer nada para ajudá-lo. Desesperador, não? Mas é justamente esse cenário que a obesidade infantil vem trazendo para o dia a dia de muitos pais.

Antes de ver as dicas que preparamos. Você pode ler este excelente artigo sobre as consequências da obesidade infantil

Atualmente, a Obesidade Infantil é a principal responsável por grande parte problemas de saúde dos pequeninos no século XXI. Não é tão incomum ouvir falar sobre casos de crianças com Diabetes tipo 2, Hipertensão ou Colesterol Alto.

Dicas para lutar contra a obesidade infantil
A obesidade infantil é a causa de vários outros problemas de saúde nos pequenos

Se você sente que o seu filho possui uma péssima alimentação e que isso está fazendo muito mal para a sua saúde, pare tudo e leia este artigo até o final, pois nele você vai aprender 4 dicas para prevenir e ajudar no combate contra a Obesidade Infantil.

Trabalhe com uma boa base de saúde

Como diz o velho ditado popular: “é melhor prevenir do que remediar”. Quando o assunto é a saúde dos nossos filhos, essa frase se faz mais verdadeira do que nunca. Neste sentido, existem alguns bons hábitos que podem ser feitos para se evitar a Obesidade Infantil:

  • faça visitas anuais de acompanhamento médico para os seus filhos;
  • evite usar doces ou alimentos como recompensas ou punições;
  • busque dar um bom exemplo, enfatizando o lado positivo da boa alimentação;
  • procure incentivar o seu filho a fazer atividades físicas, como vôlei, futebol e basquete;
  • seja paciente e compreensivo, pois, muitos dos distúrbios alimentares estão relacionados com problemas psicológicos de ansiedade e estresse.

Estabeleça horários para dormir, comer e brincar

A privação do sono, além de atrapalhar na produção hormonal responsável pelo crescimento saudável do seu filho, também pode aumentar o apetite e a preferência por alimentos mais calóricos.

Controle o sono dos seus filhos para ajuda-los a controlar o apetite e a saúde física
Controle o sono dos seus filhos para ajuda-los a controlar o apetite e a saúde física

Conforme apontam alguns estudos científicos publicados por diversos pesquisadores da área da saúde em 2017, o número de refeições em família e a presença de uma rotina estão diretamente relacionados com uma menor incidência de transtorno alimentar. Isso vale desde os primeiros anos de vida até a adolescência.

Dê o exemplo e seja presente na vida dos seus filhos

Demonstre estar atento as suas atividades e busque ser um exemplo. Afinal, não basta insistir para que eles saiam da frente do computador ou celular, se você não faz o mesmo e tampouco pratica atividades físicas.

Brinque junto com seus filhos e dê o exemplo de uma vida saudável
Brinque junto com seus filhos e dê o exemplo de uma vida saudável

Muitas vezes a Obesidade Infantil também pode ser causada por fatores psicológicos, como:

  • estresse;
  • angústia;
  • depressão;
  • mudanças bruscas de ambiente;
  • falta de afeto.

Como essas sensações são muito fortes, muitas vezes as crianças, sem entendimento dos próprios limites, acabam se descontrolando e começam a ingerir alimentos um após o outro na tentativa de se distrair destes sentimentos ruins.

Neste sentido, busque estar presente. Caso a sua família esteja passando por problema difíceis, como uma separação, por exemplo, tente se conectar com os seus filhos e converse sobre esses problemas – ajude-os a entender o que está acontecendo e a trabalhar esses sentimentos ruins.

A sua simples presença e atenção podem ser elementos fundamentais e capazes de fazer toda a diferença na vida dos seus filhos.

Transforme os esportes e as atividades ao ar livre em um hobby

Existe uma forte relação entre o número de horas passadas na frente no computador ou celular e o excesso de peso na população infantil. Você, pai ou mãe, conforme explica a psicomotricidade, deve estimular os seus filhos a realizar atividades lúdicas em que haja a movimentação do corpo.

Incentive atividades ao ar livre e esportes de forma regular
Incentive atividades ao ar livre e esportes de forma regular

Os esportes são uma ótima pedida para que as crianças se movimentem e gastem mais energia do que elas consomem. Enquanto um hobby, os filhos terão um amor pela atividade o que poderá ajudar a criar uma relação muito mais saudável entre vocês. São exemplos de atividades que vocês desempenhar:

  • andar de bicicleta;
  • realizar caminhadas;
  • jogar bola;
  • vôlei;
  • dança;
  • natação.

Ainda que os esportes não sejam o suficiente, os pais também podem solicitar que os filhos os acompanhem em atividades do dia a dia, como ir até a padaria ou mercadinho da esquina.

Muito bem! Você aprendeu algumas dicas capazes de fazer toda a diferença na vida do seu filho. Agende aquela visita anual no médico, separe um tempo para fazer uma lista de compras mais saudáveis e sente-se com o seu filho para decidir sobre qual esporte será o novo hooby de vocês dois. Do contrário, nem a balança e nem a saúde vão aguentar.

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Se você quer saber mais, confira aqui as referências científicas

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