Seus filhos passam tempo demais na frente do celular ou da televisão? Você acredita que eles não estão desenvolvendo a imaginação? Será que a falta da imaginação interfere no desenvolvimento dos pequeninos?
Essas são uma série de perguntas que todo pai ou mãe já devem ter se feito. Pois, a imaginação é algo que faz parte do nosso cotidiano. Vira e mexe nos pegamos perdidos em nossos pensamentos, imaginando como será o final de uma série ou livro que estamos lendo, o futuro dos nossos filhos, o passeio do fim de semana e muitas outras coisas. Em linhas gerais, as fantasias guiam as nossas expectativas e sonhos.

Assim como nos adultos, a imaginação desempenha um papel muito importante na vida das crianças. Continue lendo até o final, pois neste artigo você vai aprender sobre o mundo maravilhoso que habita no interior dos pequeninos e algumas dicas que podem te ajudar a exercitar a imaginação dos seus filhos.
O que é a imaginação?
Segundo o site Conceito.de:
“Imaginação é a faculdade de uma pessoa para representar imagens de coisas reais ou ideais. Trata-se de um processo que permite manipular a informação criada no interior do organismo (sem estímulos externos) para desenvolver uma representação mental. ”
Conceito.de

Neste sentido, a imaginação possui duas peculiaridades: uma externa, quando tratamos das coisas ao nosso redor, e uma interna, quando falamos as nossas percepções e fantasias. Ambas são responsáveis por desenvolver, combinar, reformular e manipular as informações da memória ou criar novos objetos sem nenhum fundamento na realidade.
Em nossos filhos, a fantasia surge como uma tentativa de explicar a realidade. Neles ainda estão sendo formadas as conexões sobre a realidade que servirão como guia para a vida toda. Por esse motivo, não é incomum observarmos que algumas crianças pequenas confundem o mundo real com o muito imaginário.
Crescer é imaginar
Vários estudos apontam que a imaginação e a criatividade exercem um papel fundamental durante o desenvolvimento físico e emocional dos nossos filhos.

Podemos apontar vários benefícios que a imaginação é capaz de proporcionar ao desenvolvimento infantil:
- Desenvolvimento da Linguagem: ainda que de maneira fictícia, quando as crianças têm espaço para se expressar sem medo de serem corrigidas, elas são capazes de explorar novas palavras, sotaques e idiomas;
- Desenvolvimento Físico: quando são encorajadas a realizar brincadeiras criativas, as crianças podem desenvolver novas aptidões físicas e uma coordenação motora mais sofisticada;
- Desenvolvimento Social: as crianças são capazes de imaginar os mais diversos cenários, problemas, situações, conflitos e resoluções, nestas situações, elas são desafiadas a lidar com diferentes personalidades e adversidades;
- Desenvolvimento Emocional: durante as brincadeiras de “faz de conta”, as crianças também imaginam um universo de emoções que seus personagens podem sentir (negativas ou positivas), o que estimula a empatia e cuidado ao próximo;
- Habilidades Mentais: pensamento crítico e a resolução criativa de problemas se tornam mais fáceis para crianças que tiveram a imaginação estimulada;
Ainda mais, imaginar é um ótimo recurso didático, capaz, através de metáforas e fantasias, ajudar as crianças durante a aprendizagem.
Como estimular a imaginação das crianças?
Infelizmente, os padrões rígidos das escolas, a monotonia da vida cotidiana e a falta de estímulo, podem levar a trágica perda da imaginação. Todavia, existem algumas práticas que podem te ajudar a tirar o celular das mãos dos seus filhos e os libertar para o mundo da imaginação. São exemplos:
Crianças Pequenas
- Explorar materiais plásticos, como melecas feitas a base de água;
- Deixem elas se sujarem ao brincar;
- Faça o uso de giz de cera (não tóxicos);
- Ouvir músicas;
Crianças após os 5 anos
- Convidar para brincar de “faz de conta”;
- Jogar jogos de tabuleiro e de cartas;
- Incentive os hobbys e as habilidades, como desenhar e o cantar;
- Reinvente artesanalmente os objetos do cotidiano;
- Conte histórias antes de dormir;
Por fim, em ambas as idades e fases, limite o uso de eletrônicos. Existem muitas outras dicas e práticas que podem te ajudar a estimular a imaginação dos seus filhos.
Imaginar é tão fundamental quanto caminhar. Ainda mais na infância, a imaginação desempenha um papel fundamental e de extrema importância para o desenvolvimento infantil.

Instigue os seus filhos a brincar, contar histórias e conversar sobre os mais diversos assuntos. Valorizar a imaginação infantil é valorizar a qualidade de vida dos nossos filhos.
Gostou do artigo? Quer ler mais sobre esse assunto? Acompanhe nossa página e siga-nos no Facebook e Instagram.
Você também poderá gostar de:
- Veja dicas de como ajudar seu filho a aprender brincando
- 5 maneiras simples e divertidas de ajudar seu filho nas fases da Alfabetização
- 5 motivos que podem estar influenciando negativamente o desenvolvimento da alfabetização do seu filho
- Como funciona na prática o batizado de bebê?
- Dicas de brincadeiras divertidas que podem ser feitas sem sair de casa
A imaginação é tão importante que é responsável pelo crescimento de adultos sadios. Ela faz parte da estrutura emocional de qualquer pessoa que pretende agir nesse mundo.
eu gostei do que você falou
Desenvolver a imaginação é de suma importância para estimular competências emocionais em pessoas sadias. Em alguns casos é uma porta aberta para a criatividade em desenhos.