Em pleno século XXI, a modernidade está mais presente do que imaginavam nossos pais e avós, e é mais do que comum estarmos rodeados de tecnologias. Parece que todo o futurismo dos desenhos dos “Jetsons” que se passa no distante ano de 2062 e que foi produzida pela primeira vez entre os anos de 1962 e 1963, chegou muito antes do que imaginávamos.

O que se ganha, e o que se perde com isso? Bem, claro que a era digital facilita muito a vida do ser humano. A globalização, os avanços na medicina, a facilidade de conhecer o mundo, aumentar o conhecimento, se comunicar e aprender através de um clique é simplesmente sensacional. Mas e as relações humanas? Como ficaram? Tudo é tão rápido que mal temos tempo para nos reunirmos no café da manhã. A vida virou uma lista de tarefas, onde todo mundo precisa cumpri-las a risca e individualmente. Com isso, pais e filhos, não passam mais um tempo de qualidade juntos, pois, tudo é resolvido com um celular, um vídeo game ou um brinquedo eletrônico. O afeto existe, mas se limita a abraços corridos e beijos de despedida na porta da escola.
Porque não otimizar esse tempo juntos com brinquedos tradicionais? Sim! Aqueles antigos brinquedos feitos em madeira por exemplo, onde a criança realmente precisa usar de suas capacidades cognitivas para entender como se brinca. Ou àqueles cujo é preciso usar a criatividade e imaginação, onde é necessário sentir a textura e o peso dos brinquedos e com isso desenvolver melhor a coordenação motora, acuidade visual e sensações de tato e temperatura.

Pensando nos conceitos de educação, família e qualidade no desenvolvimento de nossas crianças, selecionamos aqui, 5 brinquedos de madeira que resgatam as brincadeiras tradicionais e aproximam ainda mais pais e filhos.
Bilboquê

Considerado um brinquedo antigo, ele consiste em uma esfera de madeira (ou de forma semelhante), com um orifício central que é preso por uma corda numa espécie de suporte ou bastão.
O objetivo do jogo é acertar a bolinha no suporte ou bastão apenas com o movimento das mãos balançando a esfera.
Que tal desafiar seus filhos fazendo um ranking de quem encaixa mais vezes a bola no pino? Com certeza é uma maneira fácil e rápida de reunir a família para um momento de muita diversão e risadas.
Pega-Varetas

Hoje as hastes são confeccionadas em madeira ou plástico, embora originalmente eram feitas de madeira ou marfim. Pintadas de diversas cores com tinta atóxica, oferece qualidade e segurança para a brincadeira.
Parece que uma descrição do jogo escrito por budistas aparece em meados do século V, aC. É, certamente, um jogo antigo e sua simplicidade permitiu que a sua expansão ocorresse em várias civilizações, com muitas variantes. Ele aparece também no século XIX, na Europa sob o nome de varas.
É um jogo de perícia que se baseia na capacidade para controlar o movimento da mão e coordenação entre olhos e mãos, por conseguinte, ajuda no desenvolvimento motor, acuidade visual, concentração, atenção e conhecimento das cores.
Bancada de Ferramentas

Na fase de desenvolvimento motor e cognitivos, uma das maneiras que as crianças assimilam conhecimento e aprendizado é observando e repetindo as ações dos adultos. O faz de conta, o imaginar e a curiosidade ajudam a adquirir mais rápido esse desenvolvimento.
A bancada de ferramentas, é uma forma divertida dos pais ensinarem e brincarem com seus filhos com coisas do cotidiano. Rosquear, martelar, encaixar, enfim, um mundo de possibilidades e também uma forma criativa de interagir com as crianças. O aprendizado fica melhor quando esse momento é dividido com os pais.
Retire a Argola

Brincar é fundamental para o desenvolvimento de nossas crianças, e por isso, este jogo de desafio é uma excelente sugestão para estimular várias áreas desse desenvolvimento como: desafio, atenção, criação, coordenação e matemática. Estimula a mente e a inteligência, desafiando aquele que joga, sozinho ou em grupo, a descobrir a solução. Trabalha a estratégia, a persistência, o equilíbrio, a parceria e o foco do jogador. Ótimo para divertir a família inteira, durante momentos prazerosos e inesquecíveis.
Escada Musical

Confeccionada em madeira de reflorestamento e tinta atóxica, garante segurança e durabilidade. A linguagem musical promove a integração entre o corpo e a mente a sensibilidade e a razão, a técnica e a criatividade. A soma de tais fatores colabora para a comunicação, expressão e consciência corporal, socialização e segurança emocional.
Com base nessas informações fica claro o quão importante é estimular a audição durante o desenvolvimento da criança. Este brinquedo mostra a escala de notas de forma simples e educativa. Cada degrau possui sons diferentes que podem ser tocados com uma pequena baqueta, ou em sequência, com os cilindros que acompanham os instrumentos.
Não tem como ler isso e não se lembrar de quando éramos criança, e ainda, não se lembrar de que na maioria das vezes tinha sempre a presença de um adulto (avô, avó, pai, mãe, tios e tias) que estimulava e se divertia com a gente. Trazer isso para o mundo de hoje é maravilhoso! Ensinar nossas crianças de como é divertido sonhar, imaginar e passar um tempo com os pais, aprendendo, brincando e sentindo esse carinho.
Gostou dessas dicas? Compartilhe com outros pais e amigos e comente abaixo quais brinquedos você costumava brincar com sua família quando era criança!